Tecnologia do Blogger.
RSS

Universidade traz cinema para deficientes visuais



          O projeto de extensão “Em Todos os Sentidos”, do Centro de Letras e Comunicação (CLC) da Universidade Federal de Pelotas, apresenta festival de filmes para pessoas com deficiência visual, utilizando-se do recurso de audiodescrição para dar as informações visuais que compõem o filme. As sessões que começam na semana que vem, quarta-feira (22), ocorrerão às 08h 30 no Auditório da Reitoria, no Campus Anglo da UFPel.

          O projeto consta com a coordenação do professor Elton Vergara Nunes, e  teve sua primeira exibição no dia 8 de outubro com o filme “Antes que o mundo acabe”. Depois do fim da projeção, sempre há um debate entre os presentes para decidir qual filme será apresentado na próxima sessão. A entrada é franca e não há limite de idade.


        Este recurso permite que os deficientes visuais tenham acesso a qualquer produto visual através de uma tecnologia assistiva que vai descrever as informações contidas visualmente em uma obra, como expressões faciais, ambiente, figurinos, etc. Com isso, o usuário desfruta e compreende igualmente a sucessão lógica de acontecimentos da mesma forma que uma pessoa sem deficiência consegue. Todas as descrições ocorrem durante as pausas de falas, estando elas em perfeito equilíbrio com o conteúdo sonoro no filme.

          Haverá quatro encontros e vai até o dia três de dezembro.  Confira as datas e locais:

Dia
Local
Filme
22/10
Auditório Acadêmico
“Hotel Transilvânia”
05/11
Auditório da Reitoria
“Curtas de animação*” ou“5 vezes favela – agora por nós mesmos”
19/11
Sala 114 (Campus Anglo)
“Matilda” ou“Chico Xavier”
03/12
Auditório Acadêmico
“Smurfs (1)” ou“O tempo e o vento


Fotos: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário